Blog

2023-05-16 massoterapia

Massagem desportiva: O que é, benefícios e onde aprender

Uma das áreas com maior crescimento é a de profissionais que atuam no ramo de esportes. Desde a preparação física à massagem desportiva são necessárias para ajudar no rendimento dos atletas, e é um campo que exige cada dia mais pessoas com qualificação.

 

Dessa maneira, se você está em busca de um ramo de trabalho rentável e com um mercado amplo, continue por aqui. Deixamos um post completo sobre como a massoterapia desportiva pode mudar sua visão de mercado e por onde começar, aproveite.

 

O que é Massagem desportiva?


A massagem desportiva é um ramo da massoterapia focada na reparação dos músculos após treinos intensos. Assim, é um conjunto de técnicas para melhorar a recuperação muscular, fortalecimento e cura de lesões após impactos por conta do exercício.

 

Dessa maneira, o massagista desportivo trabalha ajudando os atletas a aumentarem sua capacidade muscular. Ainda, é possível conseguir resultados cada vez melhores utilizando as técnicas corretas de massagem.

 

Por isso, vale lembrar que todo tipo de atividade física causa uma lesão muscular, é um processo natural. Com isso, liberam o ácido lático, que é o responsável por aquela dorzinha chata depois de pegar mais pesado na academia.

 

Essa toxina demora um pouco para sair de seu organismo e deixar que seus músculos retornem ao estado natural. Portanto, é aí que entra a massagem desportiva: para ajudar a tonificar esses músculos, liberar essas toxinas e reestabelecer suas funções normais.

 

Leia tambem o artigo O que é massagem desportiva ? Conheça os benefícios

 

Importância dessa técnica para os atletas


Após um treino pesado na academia, ou uma partida de esportes, os músculos de um atleta entram em estado de fadiga. Com isso, há o acúmulo de toxina e dor intensa, que pode prejudicar o rendimento. Por exemplo, quando você pega pesado no treino e não consegue ir à academia durante o resto da semana.

 

Então, o massagista desportivo trabalha com foco em eliminar esses compostos tóxicos e melhorar a fadiga muscular. Depois de uma boa sessão, o atleta tem um impacto menor com esse problema, aumentando seu rendimento.

 

Qual a diferença entre a massagem tradicional e a desportiva?


Como em outras áreas da saúde, a massoterapia também pode ter várias finalidades específicas: relaxamento, fortalecimento, melhoria de lesões, aumento do tônus muscular, rejuvenescimento, isso varia de acordo com a queixa e intenções do paciente.

 

Então, diferente da massoterapia tradicional, a massagem desportiva possui um foco na recuperação de lesões musculares decorrentes de treinos e esportes. Assim, ela não tem a função somente de relaxamento, mas de melhora na condição física.

 

Quais os benefícios da massagem desportiva?


Além de ajudar a aumentar o rendimento, existem vários outros benefícios da massagem desportiva. Essa técnica apresenta diferentes tipos de vantagens, que deixamos em uma lista para você conhecer:

 

  • Diminui processos inflamatórios;
  • Ajuda na recuperação de lesões musculares;
  • Alívio das dores depois de treinos leves, moderados e intensos;
  • Melhoria da fadiga muscular e cansaço;
  • Ajuda a diminuir a ansiedade;
  • Melhoria na qualidade do sono;
  • Auxilia na prevenção de lesões;
  • Melhoria na circulação sanguínea;
  • Remoção de toxinas musculares (que causam a fadiga).

 

Assim, são várias as vantagens de utilizar a massoterapia desportiva, com resultados excelentes. Se você duvida, vale a pena fazer uma sessão logo após o treino e conferir a diferença em sua rotina, na prática de exercícios e na busca de uma vida mais saudável.

 

Quanto ganha um massagista desportivo?


Hoje, a média de salário de um massagista desportivo pode variar muito, de acordo com a área de atuação e nicho. Por exemplo, no caso de clubes de futebol, os rendimentos podem chegar a mais de R$20 mil reais por mês.

 

Porém, esse é um dos nichos que mais gera dinheiro na parte de preparação de atletas. A média de ganhos dos profissionais no mercado está em R$3.000,00, segundo o Ministério do Trabalho em 2023.

 

Portanto, os ganhos de um profissional podem variar, de acordo com sua capacitação, tipo de nicho e até mesmo o porte do estabelecimento onde irá trabalhar. O mais importante, é pegar firme nos estudos e sempre se manter em dia com as atualizações e novas técnicas.

 

Onde aprender a fazer massagem desportiva?


Para se capacitar e conseguir atender esse nicho de mercado, é importante fazer uma qualificação adequada. Por exemplo, a capacitação na Núcleo Cursos oferece várias áreas de especialidade, entre elas a massoterapia desportiva.

Assim, você se prepara não somente para desempenhar sua profissão, mas para ter excelência na área. Afinal, lidar com saúde exige profissionais que sejam responsáveis e possuam um bom desempenho.

Existe um curso de massagem desportiva?


Sim, atualmente existe um curso de massagem desportiva em Blumenau para quem quer se especializar nessa área e se tornar profissional. Dentro dos módulos, você aprende quais as melhores técnicas para ajudar na drenagem de toxinas e recuperação de músculos após o exercício.

 

Além disso, também aprende como preparar suas sessões de acordo com o tipo de atividade física que seu cliente realiza. Afinal, os músculos de interesse para um jogador de futebol são bem diferentes de um jogador de vôlei, certo?

 

Preciso de faculdade para trabalhar como massagista desportivo?


Atualmente, não existe uma graduação específica para quem quer ser massagista desportivo. Assim, o curso de massagem terapêutica avançado em Blumenau e o suficiente para começar a atuar na área e realizar os primeiros atendimentos.

 

Porém, é importante ter um bom conhecimento da fisiologia humana e anatomia, além da técnica correta para os procedimentos. Afinal, você não quer somente realizar o trabalho, mas um bom trabalho que atraia ainda mais oportunidades, não é?

 

Nesse caso, a faculdade de educação física, fisioterapia ou um curso técnico em massoterapia podem ajudar a abrir ainda mais portas e complementar sua qualificação. Contudo, se quiser encurtar sua jornada e partir para o mercado de trabalho mais cedo, basta fazer um bom curso de massagem desportiva avançado e atuar na área.

 

Então, se você se interessou por esse conteúdo e quer aprender ainda mais sobre a área de massoterapia, continue por aqui. Além de termos conteúdos exclusivos, você também encontra cursos de qualidade para iniciar na profissão e começar sua carreira.